Histórico do grupo

• O grupo foi criado em setembro de 2006 pela profa. Cátia Rodrigues Barbosa e Prof. Nilton da Silva Maia – certificado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/ CEFET-MG.
  • No ano de 2007 iniciaram-se os seminários com temáticas da área da Museologia. Foi realizada uma parceria com o extinto Centro de Difusão da Ciência (CDC-UFMG).
  • Em 2008 o MUSAETEC realizou o Seminário internacional intitulado “Ciência e Museologia: universo imaginário” em parceria com o CDC/UFMG, com apoio da CAPES e do CNPq (www.musaetec.xpg.com.br). A partir desse evento e no período do evento, o MUSAETEC foi convidado pela embaixada da França a organizar e agregar lideranças do campo da museologia, cultura, patrimônio para realizar o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus, Museologia e Sociedade, no ano da França no Brasil.
  • Em 2009, o projeto do I Fórum Franco-Brasileiro de Museus, Museologia e Sociedade foi realizado pela Culture France. O grupo firmou uma parceria com a Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD/TJMG) sob a liderança da então coordenadora Andréa Vanessa da Costa Val e realizou-se no TJMG/EJEF o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus. Ao término do evento, o MUSAETEC recebe da reitora Malvina Tânia Tuttman da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO um ofício nº315/2009 (07/12/2009) endereçado à profa. Cátia Barbosa, onde manifesta a intenção de sediar o II Fórum Franco- Brasileiro de Museus. A parceria com a MEJUD/TJMG resultou em uma reestrutura dos seminários (não mais em parceria com o CDC/UFMG), criou-se o evento “Circuito de Seminários” http://www.tjmg.jus.br/memoria2/circuito.html .
  • No ano de 2010 o MUSAETEC passa a ser sediado e certificado pela UFMG/Escola de Ciência da Informação.