Seminários

Apresentação de trabalho do ano de 2012

Apresentação do projeto PEG ( Programa especial de graduação), Patrimônio cultural e sua relação com a ciência da informação: Imagem em movimento Orientado pela profª Drª Cátia Rodrigues Barbosa. A presente apresentação ocorreu na semana do conhecimento da UFMG, entre os dias 15 à 19 de outubro de 2012 no Centro de Atividades Didáticas 1, no campus Pampulha pelos alunos bolsistas Gleison de souza silva e Rayane Soares Rosário.

O projeto teve como objetivo a produção de quatro vinhetas sobre o patrimônio cultural Mineiro. As amostras referem-se ao patrimônio de congonhas, Santuário de Bom Jesus de Matosinhos incluindo seu Adro com as esculturas de Aleijadinho, Memória do Judiciário Mineiro, Casa Guignard e a Casa Bandeirista no parque do Itacolomi em Ouro Preto.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8UR1VsfNDEU

Seminários do ano de 2011

II Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário

03 a 06 de Outubro de 2011

site: http://simuseu.eci.ufmg.br

Informações Gerais

Os desafios da pesquisa contemporânea têm colocado para os pesquisadores a necessidade de percorrer uma trajetória transdisciplinar (Humanidades, Tecnologias, Inovações Tecnológicas, Empreendedorismo).

Um dos óbices tem sido conseguir manter esse diálogo entre os vários campos do saber, envolvidos no processo de construção da pesquisa em ciências sociais aplicadas, principalmente a museologia e o desenvolvimento de pesquisas em inovação tecnológica, as tecnologias interface com as ciências sociais aplicadas. Correlacionar temas emergentes que são e ou poderão vir a ser considerados estratégicos para uma política de Estado. Como por exemplo a relação Patrimônio e Inovação Tecnológica.

O Grupo de pesquisa e estudos em Museologia-Arte-Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC/ UFMG-ECI ) já enfrenta o desafio de fazer dialogar os campos da ciência, da arte, patrimônio e da tecnologia; ramos do conhecimento, por definição multidisciplinares. Essa necessidade de diálogo tem se colocado como condição primordial para a construção de um conhecimento, ao mesmo tempo válido e de rápida aplicabilidade no campo da museologia, dos saberes museais.

Seminários do ano de 2008

• Agosto: "O Turismo a partir do museu e o museu a partir do Turismo"/ Ramon Vieira Santos- CEFET-MG (ocorreu no auditório campus II CEFETMG);
  • Setembro: "As qualidades ambientais, paisagísticas e culturais dos roteiros metropolitanos da Estrada Real"/ Luana Rodrigues Godinho-UFMG (ocorreu na escola de arquitetura da UFMG);
  • Outubro: "Antropologia e museus-reciprocidades:o caso do Museu do Indio"/ Sandra Martins Farias (Mestre em Antropologia-UFMG-ocorreu no auditório campus II do CEFET-MG).

Seminários do ano de 2007

• Julho: "A implantação de um espaço interativo de ciência no espaço da Universidade"/Profa. Tânia Margarida Lima Costa e profa. Heloísa Borges-UFMG;
  • Agosto: "Museu: campo de pesquisa"/Profa. Cátia R. Barbosa-CEFET-MG;
  • Setembro: "Monitoração de esforços em conjuntos arquitetônicos"/Prof. Nilton da Silva Maia-CEFET-MG;
  • Outubro: "A cultura material e as possibilidades dos museus como instituições de informação"/ José Neves Bittencourt-IPHAN;
  • Novembro: "Exposição:espaço do diálogo e da construção da identidade e da cidadania"/ profa.Vera Lúcia de Souza e Lima-CEFET-MG.